3 maneiras de usar melhor o Facebook a favor do seu e-commerce

3 maneiras de usar melhor o Facebook a favor do seu e-commerce

As redes sociais mudaram bastante a forma como as pessoas se relacionam com as marcas e empresas. Na maior parte das vezes, o Facebook é usado pelas organizações como um estimulador de compras, um meio para divulgar produtos, promoções e sorteios. Pelo e-commerce ser uma realidade de exclusiva existência no ambiente virtual, as relações criadas a partir do uso dessas plataformas de convívio têm um peso ainda maior.

Quer saber como usar essa poderosíssima ferramenta para ajudar a alavancar seu negócio? Então confira já 3 formas de usar o Facebook a favor do e-commerce:

Aproveite os depoimentos positivos

As pessoas emitem livremente opiniões a respeito dos produtos, serviços e do atendimento recebido até mesmo nos momentos pós-venda. E essas são informações com um significativo valor para quem está em dúvida ou inseguro sobre realizar uma compra no ambiente virtual. O que o outro disse importa.

O Facebook representa um canal de comunicação sempre à disposição dos consumidores. Interligue seu negócio a mais essa hipótese de comunicação, trazendo uma nova perspectiva de avaliação para seu público. E não se esqueça de usar em sua loja os comentários positivos lá deixados! Um elogio, um agradecimento ou qualquer outra expressão voluntariamente amigável pode ter um peso decisivo e ser o impulso que faltava para que o cliente decida definitivamente pela efetivação da compra.

Contorne os comentários negativos

O ambiente virtual é muito propício para ocultar condutas, simular comportamentos e ser evasivo. Fuja disso! Ler, agradecer e responder é marcar presença. Seja receptivo aos elogios, mas também aos comentários negativos, tentando propor as melhores soluções possíveis. Essa abertura é uma forma de demonstrar que você está ali, acessível, e que aquele canal de comunicação está sempre disponível.

Comentário negativo não é o fim do mundo. Com algum empenho, é possível ver quais questões estão por trás da reclamação. Pedir desculpas sempre que for o caso e propor alternativas para solucionar o problema são posturas que trazem bons resultados, além de representarem chances de crescimento, conquistando o apreço de outros consumidores. Ser presente e solícito vai mostrar uma dimensão mais humana e acolhedora da sua loja ao consumidor.

Um feedback negativo pode orientá-lo sobre eventuais falhas e sobre o que precisa ser melhorado. É também uma forma de avaliar a qualidade do produto ou do serviço que está oferecendo. Então valorize também esse tipo de retorno, veja o lado bom da crítica!

Valorize quem o acompanha

Uma boa maneira de fidelizar clientes é preparar promoções com condições exclusivas para quem acompanha sua página. Dessa forma, você valoriza os consumidores dispostos a interagir, estando mais próximos, e chama a atenção de outros para os benefícios de um acompanhamento mais íntimo.

Pesquise os melhores horários para divulgar informações e compartilhar conteúdo no Facebook, levando em consideração seu segmento de público, e a interação em sua página poderá alcançar resultados bem mais proveitosos.

Propor benefícios para quem o acompanha pelas redes sociais vai trazer mais vitalidade à sua marca, mais visitas à sua loja e tornar sua plataforma de e-commerce mais conhecida. E, como consequência disso, trará mais credibilidade ao seu negócio.

Criar uma página e depois deixá-la abandonada é um desperdício de oportunidade, ainda mais nos dias de hoje, quando os consumidores usam e abusam dos mais variados canais de comunicação e contribuem significativamente para que se descubra mais facilmente o que transforma e movimenta o processo de consumo.

Agora que já sabe como fazer para efetivamente ouvir e ser ouvido no mundo virtual, comente aqui e nos diga: como tem sido sua estratégia de comunicação no Facebook? Como você lida com os eventuais comentários negativos postados em seu perfil? Compartilhe suas experiências e opiniões conosco!

Fonte: Gerencianet